Uma das doenças terminadas em “ite” que mais assola a população é a sinusite, um tipo de infecção que atinge as vias nasais e que pode prejudicar muito o dia a dia e a qualidade de vida de seus portadores.
Apesar de ser tratada como uma “doença sem importância” por não colocar a vida da pessoa em risco, é importante entender melhor quais são as causas, sintomas e principalmente o tratamento a fim de ter mais qualidade de vida.
Afinal, como a sinusite impacta diretamente nas vias respiratórias, é bastante comum que a pessoa que a detenha tenha prejuízos dentro da sua rotina.
Aproveite para conferir mais detalhes e importantes informações sobre essa doença ao longo deste artigo.
O que é sinusite?
A sinusite nada mais é do que um tipo de inflamação que atinge a região mucosa do rosto, principalmente em volta do nariz, nas maçãs do rosto e nas cavidades dos olhos.
A inflamação se deve, basicamente, a falha na drenagem das secreções, entretanto pode ser secundária ou ainda fazer parte de um quadro alérgico.
A sinusite ainda pode ser conhecida ainda pelo nome de sinusopatia – apesar de não ser algo tão comum. Ela pode ser resultado de infecções com origem fúngica ou bacteriana, além da possibilidade de ser viral.
Vale ressaltar ainda que existem vários tipos de sinusite, sendo elas agrupadas em quatro grupos principais. São: sinusite aguda, sinusite subaguda, sinusite crônica e sinusite recorrente.
A maior parte das pessoas acometidas por essa doença iniciam o quadro com sinusite alérgica ou viral. Mas, quando a doença não é completamente curada, pode vir a progredir de forma a instaurar um quadro de sinusite crônica.
A sinusite crônica pode ser controlada, entretanto é preciso um acompanhamento profissional para isso. Em alguns casos ela está associada ao desvio de septo nasal que dificulta a comunicação das vias com os seios.
É importante ainda destacar que a sinusite pode ser facilmente associada a outras muitas doenças das vias aéreas como rinite, bronquite, faringite, amigdalite e até mesmo asma.
Causas e sintomas da sinusite: Saiba mais!
A doença é, sobretudo, provocada por bactérias e diferentes vírus a que diariamente as pessoas estão expostas.
Alguns produtos químicos e até mesmo o contato exagerado com poeira podem ser originadores deste quadro. Há quem venha a sofrer com a sinusite na troca de estações e quando as temperaturas mudam bruscamente.
Apontam-se ainda como possíveis causas e riscos aqueles que estão sujeitos ao tabagismo, que sempre estão viajando entre pressões atmosféricas distintas e que tenham também baixa imunidade.
O refluxo gastroesofágico e os ataques de rinite alérgica também podem ser motivadores da ocorrência da sinusite.
Os sintomas da sinusite são bem notáveis e podem ser percebidos através da congestão nasal ou corrimento – aparecimento de coriza com catarro. Outras recorrências são as fortes e constantes dores de cabeça, dor que atinge a várias áreas faciais, muita dor ao redor dos olhos e ainda na arcada dentária.
Podem ainda ser sintomas o hálito ruim, tosse noturna e a sensação de estar com os ouvidos entupidos. A diminuição do olfato e do paladar pode ocorrer em alguns casos e também são indicativos da doença.
Vale ressaltar que quanto mais cedo a sinusite for descoberta, maiores e melhores as chances de ter a cura total desta infecção.
Após descoberta, a sinusite pode ser tratada de várias formas conforme o seu tipo e intensidade. Entre os tratamentos mais comuns estão os que utilizam corticosteroides e descongestionantes nasais.
As sinusites mais brandas podem levar até 10 dias para passar mesmo sem o uso de qualquer medicamente. Nos quadros mais graves, entretanto, o uso de medicamentos controlados, principalmente de antibióticos, pode ser preciso.
De acordo com a Dra. Luísi Rabaioli, em casos mais sérios, pode ser necessário a realização de uma pequena intervenção cirúrgica em que se busca melhorar a passagem do ar por dentro do nariz, sem que para tanto seja necessário fazer qualquer tipo de corte.
Sinusite: Tem como evitar?
Depois de aprender bastante sobre a sinusite, vale a pena conferir algumas dicas simples que podem lhe ajudar a evitar o aparecimento e a recorrência dessa doença. Veja:
- Cuidado com o ar condicionado, use-o apenas em casos de extrema necessidade, pois o ar pode causar o congestionamento;
- Faça lavagem nasal ao menos uma vez por semana para dar uma boa limpada na região;
- Mantenha-se longe de fumantes já que a fumaça dos cigarros faz mal;
- Tome muita água e não apenas afaste as chances de ter sinusite como também colabore com todo o seu organismo; e
- Use o inalador/purificador mais vezes para eliminar as secreções acumuladas e respirar com maior facilidade.
Gostou deste incrível conteúdo sobre a sinusite? Quer acompanhar outras publicações que, como esta, tiram dúvidas e lhe ensinam sobre algumas das mais comuns doenças? Aproveite para se inscrever!
Referências Bibliográficas:
https://www.mdsaude.com/2009/12/sinusite-rinossinusite.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário